terça-feira, 3 de novembro de 2009

"COCO avant Chanel"


Passados quase 40 anos de sua morte Chanel ainda é o grande ícone da moda francesa. O filme "Coco avant Chanel" embora só mostre os primeiro anos de sua vida profissional, não deixa dúvidas que ela inventou tudo que hoje tá por ai na moda.




Os figurinos de Caterinne Leterier são prova que a francesinha sabia das coisas mesmo sofrendo o pão que o diabo tentou amassar para ela.


Quando é levada pelo pai ao orfanato em Aubazine nos arredores de Paris ,logo após a morte da mãe por tuberculose e deixada lá junto com sua inseparavél irmã, Gabrielle chega tao arrasada trajando uma pelerine que mesmo velha e de tecido ruim a menina com aquela trança já mostrava que era diferente. Aos 18 anos após sair do orfanato queria ser cantora e atriz e junto com a irmã foi trabalhar num cabaré . Seu vestidinho xadrez manga longa com golinha branca e lacinho > traje que usa nas primeira apresentações no cabaré, era simples mas caia muito bem no seu manequim 36 . Seu uniforme no primeiro trabalho: um conjuntinho cinza com botões pretos e blusa de cola branca...lhe caia muito bem....Os longos cabelos sempre presos em forma de tranças de bolo davam um ar bem arrumado a pq vendedora que ja desde cedo demostra talento para o corte e a costura. Mas foi no armário de seu amigo e amante o playboy e milionário Etienne Balsan que Gabrielle descobriu seus primeiros looks certeiros. Num acesso de raiva em querer montar seu cavalo vai aos aposentos de balsan e diminuindo alguns trajes masculinos para seu tamanho libertou sem querer a mulher da moda sufocante daquela época. O sucesso foi imediato e mesmo não sendo muito aceita naquele circulo de amizade começou a criar chapéus para algumas amigas de Balsan e assim chamando atenção do grande amor de sua vida o inglês Arthur Capel...patrocinador de sua primeira loja de chapéus em Paris. Numa pequena viagem com "Boy" ao litoral francês..( assim era chamado na intimidade ) Coco viu pela primeira vez o mar e além de criar seu primeiro vestido de noite ( para um baile no hotel ) ....teve a grande sacada de usar as camisetas listradas dos pescadores .....peça que vê ao amanhecer num passeio pelas areias da praia com Boy. Passa a usa-las com calça preta no seu dia a dia e torna a camiseta famosa no mundo todo. Com um olhar sempre apurado e tentando ao máximo livrar as mulheres dos trajes carnavalescos da época ela tirava tudo o que era excesso e foi a primeira mulher a usar e aderir o preto, cor que combinava muito bem com seus olhos. O final do filme mostra Chanel em Paris no seu atelier da rue Cambon 31 com o tradicional e genial tailler branco , suas pérolas e o sapato bicolor ícone até os dias de hoje. Sua primeira coleção É APRESENTADA e sentada nos degraus de sua maison vendo as modelos descerem com suas criações o filme termina....mas ali começava a história e o mito que todos nós conhecemos de ESTILO e BOM GOSTO que mudou o mundo da moda.

sábado, 24 de outubro de 2009

Tarantino....











Bastardos Inglórios....Novo filme de Tarantino








A visão de Tarantino para o terceiro Reich é tudo o que a humanidade desejou algumas vezes nos anos de guerra. Ofinal do filme poderia ter acontecido no início da década de 40 e talves o mundo teria sido outro....Mas não aconteceu. Mesmo assim só em ver essa versão deste genial diretor nos dá um pouquinho de prazer em ver o Furer e seu generais levarem a pior. Da elegancia na moda nos anos 40 , assistimos poucos. Os figurinos de guerra são sempre os mesmos e fora alguns looks de Aldo Raine ( Pitt ) , e os uniformes cinza chumbo dos soldados da Gestapo o filme mostra muito pouco. Excessão são os três looks femininos das duas atrizes do filme. A cena da cave em que a atriz alemã e agente infiltrada Brigdget ( a maravilhosa! Diane Kruger ) encontra os soldados na taverna a atriz veste um conjuto caqui de saia e blaser beges, chapéu com pena de águia e um confortável sapato de camurça que lhe acaba custando a própria vida mas adiante.




Mas é na festa da premiere do filme sobre o terceiro Reich que surge na tela o glamuor da época. Todos os generais estão acompanhados de suas senhoras vestidas a caráter ( noite de gala ). Para sua elaborada vingança Shosanna ( a linda atriz francesa Mélanie Laurent ) não economiza no look.A cena que mostra a atriz passando baton em sua cabine de projeção ao som de David Bowie pode entrar para os clássicos álbuns de cinema.Ao descer as escadas do saguão num lindo vestido vermelho com decote quadrado e alguns babados, certa que daqui ha pouco minutos vingará todos seus entes queridos a atriz mostra elegância e muito glamuor. Glamuoroso tb é o vestido preto de vitrilhos com fenda na perna e a estola de raposa branca da atriz . Ela chega acompanhada do trio de amigos para a vingança final.. Aldo ( num belo Smonking branco ) e seus dois amigos de preto estão muito elegantes tentando se passar por artistas do cinema italiano. Aliás a única cena de humor do longa. Os looks são mostrados bem rápidos mas dar pra matar a saudade daqueles que talves foram os mais elegantes tempos na moda.